Requalificação e incerteza sobre o futuro no trabalho impedem adesão da IA
Executivo aponta a necessidade de capacitação das equipes para acelerar a adoção das tecnologias
Executivo aponta a necessidade de capacitação das equipes para acelerar a adoção das tecnologias
Pesquisa mostra que 54% dos profissionais de compras preferem interações presenciais nas apresentações de soluções de produtos e serviços de seus fornecedores
Tecnologia auxilia na adesão às atualizações contábeis mais recentes, que impactam operações em todo o Brasil — do MEI
Pesquisa da Abrasel mostrou que 89% dos empresários consideram difícil ou muito difícil contratar profissionais para atuarem nos estabelecimentos
Escolher o fornecedor de serviços de RH certo é uma decisão estratégica que pode impactar significativamente o desempenho e a eficiência da empresa.
Leia mais em https://www.contabeis.com.br/artigos/66870/como-escolher-um-fornecedor-de-servicos-de-rh/
A Receita Federal abre nesta quarta-feira (24) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023.
O lote contempla 4,1 milhões de contribuintes que estão fila de prioritários, como idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e quem fez a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição pelo Pix. Os valores serão pagos pela Receita no dia 31 de maio.
Para consultar se a restituição estará disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet e clicar nos itens “Meu Imposto de Renda” e “Consultar a Restituição”.
No primeiro lote, considerado pelo órgão o maior da história, serão distribuídos cerca de R$ 7,5 bilhões aos contribuintes.
A entrega da declaração do imposto começou no dia 15 de março e termina em 31 de maio, às 23h59.
Fonte: Agência Brasil
A Secretaria da Fazenda e a Receita Estadual emitiram um alerta sobre um novo golpe que está ocorrendo em nome do órgão. Criminosos estão criando sites com domínios falsos, que redirecionam os usuários para um suposto sistema de emissão de guia de recolhimento do estado do Paraná (GR-PR).
Nos últimos meses, tem havido um aumento no número de sites fraudulentos, alguns dos quais imitam o layout de portais oficiais do Estado, como o portal da Receita Estadual.
Esses sites pagam para aparecer nos primeiros resultados das pesquisas na internet. Dessa forma, quando um contribuinte procura por termos relacionados a emissão de guia de recolhimento ou até mesmo de pagamento do IPVA de seu veículo, por exemplo, esses sites falsos aparecem em primeiro lugar nos resultados, fazendo com que muitos acreditem ser o portal oficial da Secretaria da Fazenda.
A recomendação da Secretaria da Fazenda é a de sempre utilizar os canais oficiais com o domínio pr.gov.br.
Atenção! Se o contribuinte preencher os formulários nesses sites fraudulentos, será gerado um QRCode falso para o pagamento via Pix. Ao realizar o pagamento, o valor será transferido para a conta bancária dos criminosos, sem qualquer relação com a Receita do Paraná.
A Secretaria da Fazenda esclarece que não envia correspondências nem e-mails com guias de pagamento. Portanto, os contribuintes devem sempre gerar as guias por meio dos canais oficiais. Fique atento e tome as devidas precauções para evitar cair em golpes: utilize apenas os canais oficiais para efetuar pagamentos, verifique sempre o sufixo e preste atenção a sinais de fraude ao navegar na internet, como erros de português.
Fonte: CRCPR
Chegamos na reta final do acerto de contas com o leão. Quem ainda não entregou a sua Declaração do Imposto de Renda de 2023 tem até o final deste mês para fazer o envio.
Como tradicionalmente acontece, muitos devem deixar para enviar a declaração nos últimos dias. Até o final de abril menos da metade já havia acertado as contas com o fisco.
Se é o seu caso, a recomendação é: redobre a atenção com as informações a serem declaradas e evite cair na malha fina.
Salários, pró-labores, honorários, aposentadorias, aluguéis, comissões, trabalhos autônomos, todos os rendimentos devem ser declarado, mesmo que o valor seja pequeno. Além disso, se você declarar algum dependente os rendimentos dele também devem ser informados na declaração.
Em relação às despesas com educação, a legislação só permite dedução de cursos regulares, como escolas de ensino fundamental e médio e universidades. Ou seja, gastos com aulas de idiomas estrangeiros, informática e cursos preparatórios para concursos ou vestibular, por exemplo, não devem entrar na declaração.
No caso das despesas médicas, você só pode lançar gastos com saúde feitos em benefício próprio ou de seus dependentes. Além disso, é importante observar que despesas com medicamentos, vacinas e testes de Covid-19 feitos em farmácia não devem entrar na declaração.
Vale lembrar que se você estiver interessado em entrar no primeiro lote de restituição precisa correr para acertar suas contas. A Receita Federal informou que apenas as declarações recebidas até 10 de maio estarão habilitadas para essa primeira liberação de valores.
Em caso de dúvidas ou para mais informações entre em contato com a sua empresa de serviços contábeis.
Fonte: Fato Gerador