Chegamos na reta final do acerto de contas com o leão. Quem ainda não entregou a sua Declaração do Imposto de Renda de 2023 tem até o final deste mês para fazer o envio.
Como tradicionalmente acontece, muitos devem deixar para enviar a declaração nos últimos dias. Até o final de abril menos da metade já havia acertado as contas com o fisco.
Se é o seu caso, a recomendação é: redobre a atenção com as informações a serem declaradas e evite cair na malha fina.
Salários, pró-labores, honorários, aposentadorias, aluguéis, comissões, trabalhos autônomos, todos os rendimentos devem ser declarado, mesmo que o valor seja pequeno. Além disso, se você declarar algum dependente os rendimentos dele também devem ser informados na declaração.
Em relação às despesas com educação, a legislação só permite dedução de cursos regulares, como escolas de ensino fundamental e médio e universidades. Ou seja, gastos com aulas de idiomas estrangeiros, informática e cursos preparatórios para concursos ou vestibular, por exemplo, não devem entrar na declaração.
No caso das despesas médicas, você só pode lançar gastos com saúde feitos em benefício próprio ou de seus dependentes. Além disso, é importante observar que despesas com medicamentos, vacinas e testes de Covid-19 feitos em farmácia não devem entrar na declaração.
Vale lembrar que se você estiver interessado em entrar no primeiro lote de restituição precisa correr para acertar suas contas. A Receita Federal informou que apenas as declarações recebidas até 10 de maio estarão habilitadas para essa primeira liberação de valores.
Em caso de dúvidas ou para mais informações entre em contato com a sua empresa de serviços contábeis.
Fonte: Fato Gerador